A corrida do Internet Explorer e Firefox: Uma versão atrás da outra!

22 abril 2011
O navegador Internet Explorer 9 da Microsoft mal saiu do "forno" e a empresa já mostra sua versão demonstração, o IE10.  De contrapartida, o Mozilla também lança sua versão demonstração do Firefox 5. Mas será que cada uma dessas versões terá recursos novos ou é apenas uma briga entre os navegadores para ver quem "sai na frente".  Vemos também pelo motivo do Google Chrome ir para sua versão 12, mostra a pressa de ambos alcançarem (pelo menos no número da versão, digo mais quanto ao IE) o navegador do Google. Vamos ver agora quando foi lançado cada um e seus novos recursos prometido pelas empresas de ambos os navegadores.

Internet Explorer 10 Platform Preview 1:
A Microsoft apresentou de como será a versão 10 no MIX, evento que divulga novidades para profissionais da área Web.  Abaixo um vídeo do evento sobre o IE10 PP1 comparando com o Chrome:


O que ele promete é tem uma melhor aceleração de hardware do que o Firefox e Chrome e que consegue "interpretar" melhor o CSS e HTML5. A unica maneira de ver se realmente o que foi prometido é verdade é simplesmente testá-lo:
Site de download e testes: http://ie.microsoft.com/testdrive/
Sugerimos testar não apenas pelo que eles sugerem! (Fica a Dica).
Nota dada pelo site HTML5 Test : 130 de 400. IE9 possui 130 pontos.


Mozilla Firefox 5.0a2 Aurora
Essa nova versão mudou a maneira de desenvolvimento do Firefox pelo Mozilla. As versão anteriores como a 3 tiveram versões como 3.4 e 3.6. Já na versão 4 não veremos mais isso, teremos direto o nova versão 5 tendo apenas as versões de demonstração (Nightly e Aurora) e a Beta. A versão Aurora foi lançada no site da Mozilla Channel ou o Canal Mozilla.
Sua aparecia é a mesma da versão 4, com unica diferença ao invés de botão Firefox possui o botão Aurora que tem as mesma funcionalidades.

Não há muita diferença entre a versão 4 e a 5 Aurora. Também promete uma melhor aceleração de hardware e melhores desempenhos na Web. 
Sugerimos testar não apenas pelo que eles sugerem! (Fica a Dica Novamente).
Nota dada pelo site HTML5 Test : 240 de 400. Firefox 4 possui 255 pontos.

Então concluirmos que:
Em comparação com são versões anteriores quanto ao teste de HTML5 o Firefox decaiu na sua versão demonstração do 5. Mas se for comparar quanto a versão 9 ou 10 PP1 do IE, o Firefox continua sendo o melhor navegador dentre os dois... Resta saber uma coisa... E o Chrome? 288 pontos na versão 10.

E o que você acha dessas duas versões? A briga está direcionada entre eles ou os dois estão brigando para chegar mais perto do Chrome? Deixe sua opinião!

4 comentários :

{ Heberth Sérgio } at: 22 abril, 2011 19:11 disse...

Muito bom, mas na minha opiniâo a diferença que coloca um ou um mais a frente quanto a qualidade é muito pequena. É questâo de preferencia pelo usuário.

{ Guilherme Pedroso } at: 22 abril, 2011 20:50 disse...

Mas temos que levar em conta se os navegadores estão aptos para as novidades Web. Vai passar o tempo e HTML5 e CSS3 vão ser padrões em sites e blogs. Essas versões (mesmo que ainda que estejam em demonstração) são o futuro dos navegadores. E o Chrome é o que mais mostrou evolução ao longo do tempo. E é por isso que muito Web Designers e "Programadores Web" usam o Chrome e apoiam o seu uso!

{ Ayrton Gomesz } at: 23 abril, 2011 07:36 disse...

Html5 e Css3 são o futuro e o usuário tem de saber disso. O IE 9, ou 10 não está adaptado a essa tecnologia, se repararem o teste html5 do firefox passou a metade e do IE nem chegou a um quarto

{ Heberth Sérgio } at: 01 maio, 2011 04:57 disse...

Mesmo assim ainda prefiro o designer, o layout do navegador. Pelo menos, enquanto o CSS3 e HTML% nâo é tâo presente.