Quando é necessário formatar?

02 fevereiro 2011


Depois de um bom tempo sem postar nada no blog, venho tratar um assunto que interessa técnicos em Informática e usuários “comuns” e “avançados”.  Quando é realmente necessário formatar? Será que há um tempo pré-determinado de formatação para que o seu sistema fique mais rápido? Como deve ser feita essa formatação?  Quais maneiras devem ser feitas as formatações?



O tempo em que trabalhei e trabalho na assistência técnica eu vi o quanto os clientes da minha empresa estão acostumados a pensar que quando há algum problema no seu computador uma simples formatação irá resolver. Concordo que uma formatação leva menos tempo do que procurar o erro e resolve-lo.  Mas é sempre necessária uma formatação?

Sobrecarga do sistema (acumulo de arquivos):
Primeiro contarei uma breve história fictícia em que o personagem principal é você. Você resolve comprar um armário. Após a compra, obviamente como ele é novo, está limpo e não há nada nele apenas os acessórios próprios do armário. A função do armário e de guardar roupas e calçados e é isso que você irá fazer. No inicio, você coloca as roupas todas em ordem e de fácil acesso, tudo muito bem organizado e tendo a preocupação de não acumular nada. O armário fica a sua cara e você se acostuma com a maneira da sua própria organização.  Vai passando o tempo e você compra roupas e calçados novos. Como você não quer se livrar das suas roupas antigas, porque lhe daria muito trabalho, resolve tentar achar um “lugarzinho” dentro do armário para guardar. Passa mais um tempo e você pensa que necessita de mais roupas, resolve comprar e novamente não deseja se livrar das roupas antigas. Acumula mais roupas dentro do armário. Agora o armário está com muito pouco espaço. E agora? Qual é a solução para isso? Compra um novo armário? E as roupas mais antigas que você não usa mais, o que fazer com elas? Se você chamasse alguém para “organizar” seu armário ele não ficaria mais a sua cara, e teria o trabalho de deixar como você gosta tudo de novo?

Como não sou estilista nem sou conselheiro de organização de roupas, vamos voltar aos computadores...

Imagine agora a história acima só que ao invés de um armário, um computador e ao invés de roupas e calçados, arquivos e programas.  Quando o computador é novo, não há nada nele, apenas os aplicativos que vieram do fabricante ou da loja que te vendeu. Com o tempo instala programas e cria arquivos. Acumula. Fica lento e a primeira ideia que vem a mente é mandar formatar salvando TODOS os arquivos. O técnico como deve obedecer à ordem dos clientes faz o que foi mandado. O sistema melhora um pouco (pois ainda há acumulo de arquivos que muitas vezes são desnecessários). Passa um mês e novamente o computador está sobrecarregado, só que dessa vez há mais arquivos, deixando a unidade completamente sem espaço livre. Compra um “HD” novo com mais capacidade de armazenamento ou remove todos os arquivos que não são mais necessários, qual a melhor solução? É claro que a remoção dos arquivos é a melhor solução. Imagine na história acima do armário que você coloca objetos além das roupas e calçados como alguns acessórios que também acumulam. Agora pense que esses acessórios são os Arquivos Temporários... Limpeza nesse caso é melhor do que uma formatação! Leia: Faça uma limpeza no seu Windows... (Computador)

Arquivos Maliciosos e Infectados:

“A curiosidade matou o gato” ou algo assim. Um ditado popular que se enquadra nesse tópico. O que leva a ter vírus em um computador, a maioria das vezes a curiosidade principalmente nos e-mails.  Pense comigo, há muitos e-mails com títulos chamativos e links de downloads de programas e imagens interessantes. E é isso que muitas vezes “envia vírus” ao computador de usuários que não estão precavidos.
Não apenas os e-mails, sites e até mesmo computadores públicos, como por exemplo os de bibliotecas, em que você coloque um dispositivo de armazenamento pode transportar uma ameaça a seu computador.
O simples fato possuir um antivírus bom e atualizado poderá muitas vezes te livrar de uma formatação indesejada. E lembre-se de que “quando a oferta é boa, o santo desconfia”. Não confie em nada que você não tenha certeza que veio de um lugar seguro!

Problemas de Hardware:

“Não entra no Windows”, que leva a solução “uma reparação no sistema irá resolver” ou “resolve com uma formatação com backup”.  Quantas vezes eu já vi isso, milhares de vezes pelos meus cálculos. E quantas vezes eu vi que não era necessário formatar, uma simples limpeza na memória resolveria o problema. Sugiro que antes de formatar faça um teste em TODOS os equipamentos do computador ou aqueles essenciais para o bom funcionamento do computador. Se o problema for hardware, você não terá o trabalho e tempo dobrados.  

Respondendo as minhas perguntas:

Quando é realmente necessário formatar?
Quando não há outra opção, senão a de formatar!
Lembre-se de verificar tudo antes da formatação, mexer com os arquivos dos outros é como mexer em objetos pessoais. Não é muito agradável para as duas partes. (Ou apenas pela parte do cliente)

Será que há um tempo pré-determinado de formatação para que o seu sistema fique mais rápido?
Não. Apenas quando não pode ser resolvido o problema com limpeza e/ou troca de equipamento.

Como deve ser feita essa formatação?
“Devagar vai longe” ou algo assim. Sempre escolha as opções que não são rápidas. Também personalize a sua formatação, não use a “opções expressas”.

Quais maneiras devem ser feitas as formatações?
A maneira que você achar que é a mais certa.

Bom... por enquanto é isso...
Comentem!

0 comentários :