PHP e MYSQL! Quem são esses caras?

26 fevereiro 2011

              Bom, perguntar quem são não seria a pergunta mais indicada, visto que PHP e MYSQL não são pessoas, mas sim aplicativos, programas, etc, mas o que interessa é satisfazer a curiosidade do internauta enquanto ser enduvidado. Antes de mais saiba que esses dois programas são actualmente os mais populares quando o assunto é desenvolvimento web e não só, também o facto de serem softwares livres (gratuitos e podem ser modificados) ajuda na sua ampla expansão e fama.
                Mas afinal o que são ? Vamos analisar primeiramente o que é PHP depois Mysql  e depois veremos os dois em conjunto, porque é sendo dois softwares totalmente diferentes são vistos sempre juntos ou mesmo como irmãos.
               Antes de iniciarmos ao estudo, devo alertá-lo que não iremos abordar definições  nem conceitos aborrecidos, enfim aqui veremos o que é directamente e para que serve, acredito que assim será mais fácil entendermos (eu e você) em que consiste PHP e MYSQL, sendo assim a minha filosofia.

O que é PHP ?
Quando cria-se websites, usamos tecnologias como XHTML,CSS e XML para desenhar o website e decidir aonde aninhar os conteúdos,pode ler alguma coisa sobre HTML em dois posts que o Guilherme fez acerca ,clique aqui para o primeiro capitulo  e aqui para o segundo, até aqui tudo bem, só que essas tecnologias servem "apenas" para conceber o design e o visual do site, e a parte dinâmica ? Como adicionar conteúdos de forma dinâmica através de sistemas bem fáceis, ou seja, como publicar os posts através de caixas, como estou fazendo neste momento, digitando este post ? Essas tecnologias não tem o suporte ou não foram concebidas para elaborar esses sistemas, então é aqui que entra PHP.
Logo do PHP

 Iremos usar esse aplicativo muito rico e de uma sintaxe de programação muito fácil para elaborar esses tais sistemas, PHP é o aplicativo mais utilizado mundialmente para este tipo de tarefa, simplesmente porque é muito acessível de estudar, é gratuito e é muito, muito  rico mesmo,futuramente explicarei porquê :D .Esta famosa linguagem de programação (programa que serve para criar aplicações ou programas) desde a sua criação , a internet nunca foi a mesma, simplesmente porque ajudou e muito no desenvolvimento de websites, comércios eletrónicos , portais entre outros.

Depois de analisarmos o que é PHP veremos agora o que é MYSQL, depois disso veremos em que contexto podemos associar os dois aplicativos.

O que é MYSQL ?
Falámos que para criar websites usamos tecnologias como (X)HTML,CSS e XML para desenhar e conceber a organização dos elementos que vai conter as informações, falamos do PHP como tecnologia necessária para elaborar sistemas dinâmicos para gerir o website, mas não falámos daquilo que nos leva a construir o website, que é o conteúdo, sem ele não vale a pena elaborar nada, tudo é feito pelo conteúdo e pelo conteúdo....
Logo do MYSQL

Então é na parte de suportar e dar aguarita ao conteúdo, ou seja, alojar o conteúdo é que  entra o MYSQL, pois ele é uma base de dados e a sua função é armazenar dados e disponibilizá-los quando são solicitados, mas porque MYSQL é tão interessante se existem milhares de base de dados por aí ?
MYSQL à semelhança do PHP é um software livre, gratuito e muito rico e veloz, MYSQL se destaca dos outros bases de dados porque é rápido, escalável,estável e muito muito bom, além de ter uma sintaxe muito fácil de ser utilizada.

Como é que PHP e MYSQL se implicam ?
PHP e MYSQL se implicam porque os dois são gratuitos, rápidos, são desenvolvidos por milhares de desenvolvedores à volta do mundo.
Imaginemos que vou desenvolver um website, vou fazer da seguinte forma:

  1. (X)HTML,CSS e XML para desenhar o website
  2. PHP e MYSQL para desenvolver o sistema que vai gerenciar o website, ou seja, criar um sistema dinâmico para gerir o conteúdo e armazená-lo.
Todas as tecnologias que usei para desenvolver o website são 100% livres e de grande qualidade, sobretudo os dois últimos.
Resumindo: PHP é um software desenvolvido para conceber aplicativos web e MYSQL é uma poderosa base de dados, cuja a função, como o próprio nome diz, é armazenar conteúdo e disponibilizar esse conteúdo quando lhe é solicitado.
Exemplos de grande sucessos construidos apartir de PHP e MYSQL:
  1. A rede social Facebook;
  2. O Software Wordpress;
  3. O Website  Wikipédia;
Entre outros exemplos.Mas o que importa é que vemos que esses dois aplicativos são muito famosos e a sua qualidade é inegável.:D
Bom, é tudo e espero que tenha gostado, qualquer coisa é só comentar.

3 comentários :

{ Guilherme Pedroso } at: 27 fevereiro, 2011 00:15 disse...

O Marun sempre me surpreendendo com as suas postagens...
Parabéns! =D
E viva a Programação Web!


Abraço!

{ Ayrton Gomesz } at: 27 fevereiro, 2011 10:21 disse...

valeu Gui, é sempre bom fazer do grupo, hehhe abraços aew parceiro

{ Lígia } at: 28 fevereiro, 2011 14:18 disse...

gostei =P