Como escolher sua distribuição Linux

26 fevereiro 2011

Como muitos já sabem, existe uma infinidade de distribuições Linux. Essas distribuições podem ter suporte ou não dependendo da organização que o criou (ou modificou). Mas daí vem a pergunta: Na hora de encolher uma distribuição, qual seria a mais ideal para mim? Nosso amigo Ayrton Gomesz nos ajudou nesta questão através da postagem "Qual a distribuição Linux ideal pra mim?" em que ele apresenta 5 distribuições populares entre os LinuxUsers. Se você não é daqueles que gosta muito de fazer pesquisas sobre cada distribuição deve escolher, aqui vai algumas dicas de escolher a distribuição que mais supre suas necessidades.


1. Usando um questionário:

Há um site que faz perguntas para avaliar seu conhecimento em Linux, hardware e no qual uso terá seu computador(acesso à internet, vídeos, etc). É só responder as perguntas de cada etapa e esperar o resultado! No meu resultado apareceu: Mandriva, Ubuntu, LinuxMint e Fedora. (Priorizei o modo gráfico).

Faça o seu teste: http://www.zegeniestudios.net/ldc/index.php


Veja o vídeo do Olhar Digital sobre este questionário:

2. Perguntando a um LinuxUser:

Nada melhor que conhecer Linux perguntado para quem usa e conhece. Uma dica é se inscrever no site Viva o Linux (O famoso VOL) para se familiarizar com o Open! Acesse e crie sua conta: http://www.vivaolinux.com.br/

3. Acostumado com o Windows? 
(Clique na imagem para ampliar)

Não tem problema. Saiba que existem distribuições similares a aparência do Windows. Um dos exemplo de distribuições seria o Ylmf que é baseado no Ubuntu 9.10 com aparência do Windows XP. Se quer começar a usar Linux mas acha a sua interface não muito agradável, comece por esta distribuição!

4. Melhor distribuição Linux para servidores:

Deseja usar o Linux como servidor? A distribuição com melhores resultados na questão Servidor sem dúvidas é o Debian por ele ser mais estável. O Ubuntu possui sua versão Server que também é uma boa alternativa. Se quer investir financeiramente, indico o Red Hat Server.


5. Se ainda está com dúvidas, teste uma por uma:
Não estou brincando. Se ainda não conseguiu escolher uma distribuição, instale uma, teste e se não gostar instale outra. Assim você terá melhores resultados na sua escolha. Lembre-se que Linux é gratuito e open. Instale quantos e como você quizer!!!


Acompanhe nosso blog para ver as novidades e curiosidades do Mundo Linux.
Não se fixe no mais popular, mas no que você mais gostar.
E viva a liberdade!!!

0 comentários :