Cloud Computing. Conhece?

06 fevereiro 2011

Seja imagens, textos, músicas, vídeos, enfim. Todo e qualquer tipode arquivo é achado em questão de frações de segundos utilizando sites de buscas. Pois é. Isso se deve pelo fato de um servidor abrangir um numero de computadores. Agora, imagina vários servidores interligados! Isso se chama Clound Computing!

Mas o Cloud Computing ou Navegação pela nuvem, comotambém é conhecido, nada mais é que a distribuição, o armazenamento e até oprocessamento de dados pela internet utilizando de vários servidores ao invésde apenas um específico fazendo assim com que processos que dependem de umgrande processamento como, por exemplo, a reserva de um produto que ainda nãofoi lançado, tenham uma boa execução evitando assim travamentos, no caso, nodia das vendas das primeiras unidades

Essas ligações entre servidores é que fazem do Google o grande favorito de todos nós! Em uma simples pesquisa é fácil ver que independentemente da velocidade da conexão, em pouquíssimo tempo milhares de conteúdos relacionados à sua pesquisa estarão ali bem na sua frente e você não faz nem ideia de onde ele está armazenado e na verdade nem é preciso saber.

Mas vale lembrar que são seus dados, seus cadastros, seus posts, seus tweets podem estar de um lado para o outro. Então nós temos muito a ver o tudo isso! O própria empresa Google admite ter 10.000 data centers aproximadamente!!! É algo em torno de 4 petabytes' de armazenamento de disco!!!
Mas obviamente é preciso pensar na segurança destes dados uma vez que a circulação deles é tamanha. Embora a diferença entre os programas de prevenção seja apenas no tamanho das caixas e uma ou outra pequena diferença, empresas de antivírus estão estudando ataques de envenenamento do DNS (Sistema de Nomes de Domínios) embora seja esse um problema governamental (Dos E.U. A) que pode acabar com um sistema mundial. Imagina!

Software Livre é um grande impulso para a Cloud Computing! É sim! Porque esse serviço depende de soluções de baixo custo e simplicidade de interfaces de programação, o que lembra software de código aberto. Podendo também facilitar a criação de programas e serviços com o mundo open source.
Outro fator interessante do Clund Computing é a utilização de Mashups, serviço que mistura informações de outros sites e é ai que entra o código aberto, que serve para modificar ou complementar algum serviço. Então, quer colocar fotos? Use o flickr. Quer mapas? Que tal o Google Maps!

Sem dúvida o que antes se chamava internet, agora está se tornado uma grande máquina!

Aproveite e teste esse serviço: http://bit.ly/eOdUrv





0 comentários :