Os 5 maiores da Web (Versão 2 actualizada e Revisada )

03 janeiro 2011


As 5 grandes empresas web,sim porque não um artigo que fale sobre empresas que facturaram e muito ,usando a web e os seus subditos como pano de fundo ! Eu indiquei aqui 5 empresas não porque são os maiores, os mais importantes, ou os melhores, massim aqueles que mais se usa, de que mais se fala e ajudam aqueles (como eu) que não disponibilizam de numerário para pagar serviços na nuvem (o conhecido cloud computing) e serviços como blog e participação na web !

Depois de uma breve introdução onde deixei claro a minha situação financeira (não devia ter feito isso) com a realidade da web 2.0 vamos agora falar dos tais 5 grandes.

1- Google

Quem não conhece a gigante que começou unicamente com um motor de buscas, mesmo sendo uma search engine(motor de busca) junior , a google no começo ameaçou os motores de busca da época, pois o seu motor de busca englobava aspectos interessantes e revolucionários atraindo assim a atenção dos internautas ! Mas passado os anos a google cresceu de forma exponencial criando serviços interessantes e no minimo necessários ,mas engana-se quem pensa que todos os serviços que dispõem foi criada por ela mesmo, ou seja, muitos e arrisco-me a dizer a maioria dos serviços que a Google dispõem para nós ela adquiriu comprando as empresas que proprietárias desses serviços, assim a google mostra quem realmente é, uma empresa com avultados lucros e que serve disso para comprar outras empresas e tomá-las o seu serviço! Apesar de tal é considerada por muitos , também por mim, a líder de serviços na núvem e um ícone para a web !

2- Yahoo

Não muito de diferente da Google, a Yahoo também é uma empresa que presta serviços valiosos e importantespara web, também foi constituida por dois individuos e também como a google um dos individuos tem descendentes estrangeiros, mas continuando com a descrição e a avaliação da Yahoo digo que ela tem sido uma empresa que progrediu muito e como resultado dessa progressão acabou por lançar o seu motor de buscas que em algumas pesquisas vem logo a seguir ao motor de buscas da google, e chega a comepetir com ele mesmo.

De acordo com a Alexa Internet,uma empresa de tendências da web, a Yahoo! é a segunda página mais visitada daInternet nos Estados Unidos depois do Google,sendo também a 3ª página mais visitada do mundo em 2009. A rede global depáginas do Yahoo! receberam 3 bilhões de pageviews por dia em outubro de 2004 !

Concluindo é uma óptima empresa !

3-Automattic


Essa empresa não é tão grande como a Yahoo e a Google mas os serviços que presta por pouco não chega a qualidade dessas empresas, para quem não sabe a Automattic é a empresa responsável pelo SGC (sistema gerenciador de conteúdos, CMS em inglês) a Wordpress , a empresa foi criada logo a seguir ao lançamento do wordpress pelo Programador Matt Mullenweg , também a mesma empresa patrocina e trabalhan outros projectos como o BuddyPress que é um software php que pode ser utilizado no wordpress para construir uma mini-rede-social como o twitter por exemplo ! Mas adiante o principal motivo da Automattic estar presente nesse post é porque para além de oferecer producto essenciais à publicação na Web , a maioria desses productos são gratuitos e open-source ! Grande Empresa.

4- Blogger

Tal como o wordpress, só que mais limitado e com menos recursos (na minha humilde opinião) blogger foi um dos primeiros serviços de publicação web gratuitos, o sistema é pouco rico e estável apesar de não ser destribuido e open-source, para os que nem desconfiam a proprietária é a google e adivinhe como ela conseguiu o serviço, sim como está pensando comprando a empresa proprietária da mesma, mas acho que o blogger não seria o mesmo se não teria sido comprado pela google, há pelo menos vantagem nisso ! Mas adiante a empresa é muito competitiva com outros serviços depublicação web !

5- Wikipédia

Seria de uma injustiça enorme falar de empresas que engrandecem a web e não mencionar o nome da wikipedia, mas talvez pergunte porquê (se bem que é bem dificil não saber porquê). A Wikipedia foi fundada por Jimmi Wales numa tentiva de unir as pessoas promovendo o conhecimento sem envolver finanças na angariação do mesmo, posso dizer que conseguiu e com sucesso.

Juntamente com Larry Sanger, Wales ajudou a popularizar a tendência do desenvolvimento da web que visa facilitar a criatividade, a educação e o conhecimento humano de acesso livre, por meio da colaboração compartilhada entre usuários. Com o produto de seu trabalho com a Wikipédia, que se tornou a maior enciclopédia do mundo, a revista Time listou Wales como uma das pessoas mais influentes do mundo em 2006.

A wikipédia me ajudou eacredito que também ajudou você que está lendo este artigo,a descobrir coisas inéditas, conhecer novas pessoas, novas culturas, novos vocábulos e muitas outras coisas , inclusive veje uma curiosidade aqui: Construí um foguetão, para entender as aulas de física , só que no momento aquilo ficou no chão e depois explodiu (nem sei como estou vivo para divulgar e denunciar), o facto é que fui à wikipedia e vi que o protótipo tinha de cumprir certos requisitos e tinha de fazer certos cálculos (nem vou especificar porque são coisas de geek e nerd,são bulhufas muito aborrecidos e esse assunto não nos faz referência aqui) ,mas é pra verem até que nas coisas mais complicadas e restringidas a wikipédia não nos poupa de conhecimento e conhecimento verídico !


Depois de conhecermos as 5 maiores empresas da web (de acordo com o meu ponto de vista) , vejemos agora o porquê que considero serem estes os "maiores" da web.

Veje que dividi todos em categorias de acordo com a sua área de actuação, ou seja, a Google e a Yahoo estão na categoria das empresas que prestam serviços web, nomeadamente de motores de busca, publicidade, enfim serviços web em geral, a seguir vem blogger e wordpress que são as duas maiores plataformas web responsáveis pela publicação e pelo blogosfera, quando as pessoas não tem meios financeiros de pagar um website próprio (.com, .net , .org) optam por criar um blog em (wordpress.com) ou em (blogspot.com) .

E por fim a Wikipédia que está sozinha na categoria de divulgação de conhecimento, artigos enfim, todos nos (acho eu) concordamos que a wikipédia quando se trata de divulgar e partilhar conhecimento, ela lidera a world wide web, vulgo internet que prefiro afirmar Web.


Bom, o artigo chegou ao fim e espero que tenham gostado, para elaborá-lo contei a preciosa ajuda daWikipédia e da Goole (irónico não ?) !

Críticas, sugestões, ideias são todos bem-vindos, mas para isso: basta comentar " abraços pessoal [dinismarun@hotmail.com]

0 comentários :