Já fiz o download do Linux. E agora?

25 dezembro 2010
Esse é o meu primeiro artigo que publico aqui no comunidade (sim eu sei seria melhor dizer blog), então decidi começar por algo que merece o meu respeito e a minha admiração, nesse caso, o dito cujo é Linux !


Adiante, o objectivo desse meu pequeno artigo é dar uma ajuda, ou em outros casos servir como referência para alguém que quer ajudar o próximo a instalar o linux mas tem algumas dificuldades quando se trata de transmitir o seu conhecimento !


Já fiz o download de linux e agora .?.


Agora precisa de gravar linux num cd ou num dvd se for o caso, mas primeiro é preciso que saiba que ao fazer download de linux ele vem todo compactado num só ficheiro,chamado de imagem iso, com a terminação .iso, vai precisar de um programa de gravar cd que consiga queimar iso e gravá-lo no cd, ou seja, se tiver um programa para gravar cds e dvds procure a opção Queimar imagem iso, ou se o programa for em inglês procure a opção Burn an iso image depois é só selecionar a imagem iso que acabou de downloadar e premir enter .!.




Baixe um Cd / Dvd live .!.

Talvez há uma pergunta que não se quer calar – O que é um Live CD/DVD ?.?, muito fácil, talvez conheça programas que só depois de instalar é que pode usar, também acontece o mesmo com os sistemas operativos da Microsoft (windows xp, vista e seven), só depois de instalá-los no computador é que pode usá-los, e se o seu computador não se comportar bem com eles, o que vai fazer, é realmente mau .!.O facto é que se tivéssemos um sistema operativo que nem precisamos instalar para ver como é que é o ambiente de trabalho, o desempenho no meu computador, se ele serve pra mim, seria bom se isso existisse .?.
Bom eu ainda não vi windows vista e sevem fazendo isso, se virem favor me contactar .!. Sendo assim apresento-lhe mais um motivo para migrar de windows a linux, porque é exactamente o que um Live CD ou DVD faz, ou seja, depois de gravar linux num cd ou num dvd, nem precisa instala-lo para ver como funciona esse linux, pois quando colocar o cd ou DVD no drive, o programa de instalação vai dar-te várias opções onde vai encontrar por exemplo Instalar no seu computador e Executar linux sem alterar o meu computador, bom não é ?
Os referidos ambientes de trabalho em linux


Já tinha tinha dito que linux possui um ambiente de trabalho muito poderoso, onde ver até em 3d e muito mais efeitos. Só para que não fiquemos em palavras clique aqui para ver um exemplo. Bom não é bem assim, esses efeitos de que estamos falando são proporcionados por gestores de ambiente de trabalho, que são responsáveis por quase tudo o que se vê no ecrã , enquanto no windows esse gestor não pode ser trocado, no linux pode ser trocada, para entender melhor:


1 - Um ambiente de trabalho KDE (clique aqui para ver) ;
2 - Um amiente de trabalho Gnome ( clique aqui para ver );


Esses dois aí são os mais famosos, mas é claro que não os únicos, existe uma variedade .!.
Adeus e se ouver qualquer dúvida ou mesmo confusão acerca do meu humilde artigo, por favor me deixem saber ! Abraços de Ayrton Dk Gomesz

Atenção: Os Screenshoots que usei aqui não me pertencem, apenas usei-os como referência ou exemplos de kde e Gnome, portanto é permitido que faça o download mas não que o modifique, seja responsável , respeite os direitos autoriais , ou direitos de cópia (copyright) !

0 comentários :