Elimine vírus com a ajuda do Linux Ubuntu!

10 dezembro 2010

Use o recurso Live CD do Linux Ubuntu para procurar por vírus e malwares que impossibilitam seu PC de iniciar normalmente.

Imagine a seguinte situação:


Você acaba de instalar um jogo que foi baixado de um site não confiável, aparentemente, seu PC não mostra alguma avaria, tanto no Software quanto no Hardware, pois bem, o assistente de instalação manda você reiniciar o computador para que as alterações sejam salvas.
Você reinicia, mas ai vem o problema, o computador fica reiniciando aleatoriamente, ou pior, não inicia, fica apenas na tela da BIOS, e agora?

Irei explicar como fazer este procedimento, que por mais simples que pareça, pode deixar até mesmo os mais experientes com dores de cabeça, então vamos lá:

Primeiro passo:
Baixe uma cópia do Linux Ubuntu mais atual (Hoje, dia  10 de dezembro de 2010, a versão 10.10 é considerada a mais atual)
Utilize os seguintes links para um Download seguro:
Escolha a versão: 32 bits ou 64 bits
Agora que você já tem a imagem .iso do Linux, prossiga para o segundo passo!

Segundo Passo:
Grave a imagem .iso em um DVD, por meio do CDBurnerXP (Tutorial Aqui!);

Terceiro Passo:
Insira o DVD no Drive do seu computador;

Quarto Passo:
Espere carregar e escolha a opção: LIVE CD;

Quinto Passo:
Selecione o idioma, no caso, português – Brasil;

Sexto Passo:
Acesse o FireFox e digite na caixa de URL (www.info.abril.com.br/downloads/avasthome-edition-for-linux.);

Sétimo Passo:
Baixe o pacote, clique em Abrir, do Firefox, para que o Avast! seja instalado;

Oitavo passo:
No menu Locais, clique nas partições Windows. Agora, acesse o programa em Aplicativos Acessórios Avast! Antivírus. Acesse Ferramentas Atualizar o Banco de Dados.Espere até que as definições de vírus sejam atualizadas;

Nono Passo:
Clique em Pastas Selecionadas. Pressione o botão + e localize as partições do Windows, que ficam na pasta media. Clique em Iniciar Escaneamento para dar caça ao malware;


Ao acabar a varredura, algum virús deve ser encontrado, exclua-o, e tente novamente iniciar o Windows

Leonardo Marques

4 comentários :

{ Izaias } at: 14 dezembro, 2010 20:16 disse...

Rapaz, estava querendo saber como se faz isso a tempos.
Não tenho nenhum Windows instalado em computador algum, mas nuca pensei que fosse tão fácil remover uma praga do 'janelas'.

Gostei do tutorial.

{ Juarez Alvarenga } at: 26 dezembro, 2010 00:03 disse...

Muito Bom, eu não uso Rwindows nas minhas máquinas, mas ganho alguma grana com usuotários rwindows. Mas vc fala do AVAST, o que eu considero um dos piores antivirus junto com o AVG. Por mim o melhor mesmo é o AVIRA que instalo em todas as máquinas que formato. Já sabia desse dica mas nunca tinha aplicado, tirar vírus fica muito barato. A pergunta é, dária pra colocar o Avira em vez do AVAST?
Abraço.

{ Guilherme Pedroso } at: 31 dezembro, 2010 21:37 disse...

Eu gosto mais daqueles escaneamentos online. Eu sei que o Avast e o Eset possuem esse tal escaneamento. AVG é um dos piores antivírus que eu já vi. O Avira tem alguns problemas quanto ao banco de dados de vírus deles. O Avast, é bom só no W7, no XP ele protege até, mas o XP não é muito seguro. Prefiro remover vírus através do ComboFix, limpando arquivos temporários, e por ultimo um escaneamento com um antivirus...

Abraço.

Anônimo at: 22 março, 2011 10:37 disse...

O Site está cada vez melhor acompanho sempre, e gostaria de sugerir que todos tutorias sejam colocado as fotos do passo-a-passo das configurações e solução dos problemas como essa, muito bem explicado. Parabéns pelo site, e obrigado pela atenção.

Moises Bandeira analista de suporte técnico (help desk backup) da Constat terceirizado pela Odebrecht Engenharia.