A BIOS será finalmente aposentada?

13 dezembro 2010

Todos nós conhecemos o que é uma BIOS (Caso não, dê uma olhada aqui). O uso da “BIOS” (Basic Input/Output System, em português: Sistema Básico de Entrada/Saída) que completou 25 anos em 2010 está chegando ao fim. E porque está chegando ao fim? Tudo o que há na área de tecnologia evolui e com a BIOS não seria diferente. Entramos da “era da BIOS” para um novo sistema de rastreamento de hardwares.
E então, qual é a novidade? A novidade é o UEFI (Unified Extensible Firmware Interface, em português: Interface de Firmware Unificada e Extensível). Ele já está sendo usado por alguns fabricantes e logo essa tecnologia vai ser popularizada.

Como surgiu:
Em volta do início da década de 90, a Intel com apoio da Microsoft, começou a desenvolver um sistema para substituir a BIOS e permitir a aplicação de novas ferramentas, o EFI. Um grupo de grandes empresas tecnológicas (Apple, Intel, Microsoft, AMD, Dell, Hewlett Packard e a IBM) na época em que foi lançada a versão 1.10 do EFI, criou uma fundação que deu nome a um novo formato: o UEFI.

Suas vantagens:
Velocidade. Enquanto a BIOS demora entre 25 e 30 segundos para averiguar todos os dispositivos de hardware, o UEFI  faz o mesmo em  5 segundos.
O UEFI também pode ser carregado por qualquer recurso de memória não volátil e levar os drivers necessários para a sua operação.

Seu desenvolvimento:
Seus módulos foram desenvolvidos na Linguagem C. Sua estrutura permite ser alterada sem qualquer dano e sem afeta-la. Sendo que fica mais prático aos desenvolvedores o atualizarem.

Sua interface:
Sua interface é também um grande avanço da idosa BIOS. Por ter uma melhor interface, ele consome mais recursos da máquina. Permite interatividade com o usuário por meio do mouse. Pode incluir outras funções além das configurações padrões. Vamos poder jogar na Nova BIOS!!! Legaaaaal

Compatibilidade:
Sempre que surgi algo novo, temos esse pequeno problema, sua compatibilidade. Em relação a parte de hardware sua tramitação da BIOS para o UEFI deve acontecer naturalmente. Ele não terá suporte para Windows XP e com a versão 32 bits do Vista. Usuários Linux podem ficar tranquilos, pois basta uma atualização do kernel para tornar o UEFI funcional.  Viva o Linux!!!

O que se espera do UEFI:
Redução de tempo do carregamento dos hardwares. Inicialização mais rápida. De certa forma, vamos ter melhores computadores cada vez mais rápidos por vários motivos. Eu gosto disso.

UEFI site oficial: http://www.uefi.org/


Vídeo demonstração do UEFI em um notebook da Lenovo. Como você pode perceber, o Windows 7 carrega em cerca de 13 segundos (Imaginem com Ubuntu 10.10 em que sua inicialização é em torno de 5 à 10 segundos.)
.


Conheça o UEFI: MSI Versão UEFI
Comente o que achou. Se algo que eu disse acima esteja errado, peço que corrija por comentário.

0 comentários :