Jogos para web, MMO e RPG

23 agosto 2011

Muitos desenvolvedores já se perguntaram, porque não desenvolver jogos?
É uma pergunta que muitos não se respondem, outros tentam mas sem sucesso e poucos levam isso pra frente, e isso é completamente natural pois o desenvolvimento de jogos exige um certo estudo mais aprofundado, de maneira rápida e mais simples possível posso dar algumas dicas para quem quiser se aventurar.

1) O que eu devo saber para ter sucesso com suas dicas?
R. Basicamente você precisa ter experiencia com desenvolvimento e conhecimentos básicos em redes, servidores, e algum conhecimento em AS3 (Action Script) a linguagem do bendito flash.

2) Como faz então?

Primeiro você precisa entender que um MMO precisa de um Servidor virtual, o servidor pode ser criado por você mesmo, basicamente ele precisa abrir uma porta, e te conectar a ela de modo que enquanto você estiver jogando a conexão fique o tempo todo ligada ao servidor, em linguagem de nerd o servidor não pode te desconectar daquela porta, mas porque?

Imagine que um servidor comum como os que usamos frequentemente como, apache  e família  eles funcionam com requisição, eu faço uma requisição o servidor me da uma resposta e encerra o "papo", esse servidor nosso tem que ficar com a conexão em pé para que o meu computador possa receber os dados transmitidos de outro computador, isso é feito por SOCKETS, há modos de se fazer isso em servidores apache e tudo mas, no entretanto vamos usar um servidor feito pra isso já, que tem bons resultados comprovados e lhes garanto que funciona.


Não vou perder tempo explicando como funciona, mas no site tem todas as instruções, é um produto da gotoAndPlay(), e existe a versão free pra você poder brincar, é multi-plataforma eu lhes garanto isso pois uso um windows, mac e linux, não é tão complexo como muito outros, enfim eu recomento a versão SmartFoxServer PRO.

Ele tem vários exemplos em flash e flex para você ficar por dentro de como funciona, ele roda bem com Flash, Flex, Java, Unity e muitas outras ferramentas para games, fora que ainda tem um material completo documentado no próprio site (Clique na imagem acima).

Mas como não precisamos só de servidor, para o MMO precisaremos de algo para gerenciar os mapas e e tudo mais, para isso recomendo o uso de outra ferramenta muito boa, e com casos de sucesso, com uma base enorme já, para jogos isométricos.



Clique na imagem para acessar o site, ele também contem um grande conteúdo de documentação, com todas suas classes e métodos bem documentados, com esse material em mão e um pouco de dedicação, você não vai estar mais as "cegas" para desenvolvimento desse tipo de jogos, fora que é fácil para desenvolvimento de jogos ao estilo, Habbo, Colheita Feliz, PetPet Park dentre muitos outros, espero ter ajudado, qualquer dúvida sobre esses tipos de jogos entrem em contato por email e se for uma pergunta interessante me coloco a disposição de vocês para responder e postar dicas interessantes aqui.

Email: elian@cyanu.com

0 comentários :