Saiba o que é Realidade Aumentada

06 março 2011
Olá galera. Hoje eu vou falar sobre uma tecnologia que está sendo utilizada em muitos anúncios e promoções impressas. Você já ouviu falar sobre a Realidade Aumentada? Como ela está sendo usada e qual a sua importância? O que está previsto para o futuro desta tecnologia? Uma tecnologia de baixo custo e com grandes funções!

O que é Realidade Aumentada:

Realidade Aumentada é definida como a sobreposição de objetos virtuais de 3ª dimensão, gerados por computador, com um ambiente real, por meio de algum dispositivo tecnológico como um webcam ou óculos específico. Ela surgiu através do conceito de Realidade Misturada cujo objetivo é misturar o real com o virtual.

Existem dois tipos de Realidade Misturada:

Realidade Aumentada (o que estamos vendo agora):
Ambiente predominante é o mundo real.

Virtualidade Aumentada:
Ambiente predominante é o mundo virtual.

Como Funciona:

Ela funciona de diversas formas, uma delas funciona através do reconhecimento de um símbolo que chamamos de marcador. O software processa a imagem captada por uma câmera (temos a webcam como exemplo, o que é mais usado) e identifica o posicionamento do símbolo, em seguida, o software disponibiliza um objeto virtual (realidade aumentada) com base neste posicionamento.

Tipos de Sistemas da Realidade Aumentada:
Os sistemas de realidade aumentada podem ser classificados conforme o tipo de display utilizado [AZU01], envolvendo visão ótica ou visão por vídeo, dando origem a quatro tipos de sistemas [KIR05].
São os sistemas: Sistema de visão ótica direta, sistema de visão direta por vídeo, sistema de visão por vídeo baseado em monitor e sistema de visão ótica por projeção.
O sistema de visão ótica direta utiliza óculos ou capacetes com lentes que permitem o recebimento direto da imagem real, ao mesmo tempo em que possibilitam a projeção de imagens virtuais devidamente ajustadas com a cena real. Uma maneira comum de se conseguir essa característica é usar uma lente inclinada que permita a visão direta e que reflita a projeção de imagens geradas por computador diretamente nos olhos do usuário.
O sistema de visão direta por vídeo utiliza capacetes com microcâmeras de vídeo acopladas. A cena real, capturada pela microcâmera, é misturada com os elementos virtuais gerados por computador e apresentadas diretamente nos olhos do usuário, através de pequenos monitores montados no capacete.
O sistema de visão por vídeo baseado em monitor utiliza uma webcam para capturar a cena real. Depois de capturada, a cena real é misturada com os objetos virtuais gerados por computador e apresentada no monitor. O ponto de vista do usuário normalmente é fixo e depende do posicionamento da webcam. 
O sistema de visão ótica por projeção utiliza superfícies do ambiente real, onde são projetadas imagens dos objetos virtuais, cujo conjunto é apresentado ao usuário que o visualiza sem a necessidade de nenhum equipamento auxiliar. Embora interessante, esse sistema é muito restrito às condições do espaço real, em função da necessidade de superfícies de projeção.
Os sistemas de visão direta são apropriados para situações onde a perda da imagem pode ser perigosa, como é o caso de uma pessoa andando pela rua, dirigindo um carro ou pilotando um avião. Em locais fechados, onde o usuário tem controle da situação, o uso da visão por vídeo é adequado e não oferece perigo, pois em caso de perda da imagem, pode-se retirar o capacete com segurança, se for o caso. O sistema com visão por vídeo é mais barato e mais fácil de ser ajustado.

Programas de Realidade Aumentada:
ARToolKit - Biblioteca ou "Kit" para desenvolvimento de programa em realidade aumentada, totalmente Open Source distribuído com código fonte completo, permite facilitar o desenvolvimento de aplicações em realidade aumentada graças aos seus super desenvolvidos scripts que verificam os dados enviados por uma webcam para fazerem a sobreposição de objetos virtuais ao mundo real.

EviaCam – Software gratuito para controlar o mouse com a cabeça ideal para portadores de necessidades especiais ou simplesmente quem tiver afim de testa esta tecnologia de Realidade Aumentada que sobrepõe movimentos e coordenadas reais de um ponto (cabeça), para mover o cursor do mouse que é um objeto virtual. Crie um ponto através das configurações e divirta-se.

IrrAR: Programa Open Source. É uma combinação de Irrlicht e Realidade Aumentada para criar a plataforma de desenvolvimento mais rápido para a realidade aumentada no momento.

Uso na medicina:

Na Clínica Miyake, em São Paulo, o sistema VeinViewer projeta sobre a pele da pessoa a imagem de suas veias. O equipamento emite raios infravermelhos que captam a temperatura corporal — as veias são mais quentes que os tecidos ao redor e através disso gera uma imagem encima da pele. O equipamento também pode ser útil para hospitais, para facilitar a coleta e sangue e injeção de medicamentos.

A muito conteúdo para a realidade aumentada.  Mais dois vídeos de exemplo:




Fontes:

0 comentários :