Qual é a obrigação do Blog para com os leitores ?

08 janeiro 2011

Em menos de 1 mês, convivendo e publicando os meus artigos, dicas notícias e demais,com o pessoal aqui do blog, consegui perceber qual o objectivo do I.G e que ideia propriamente tinha Guilherme Pedroso (o fundador do pedaço) quando decidiu lançar o Info Geeks, acredito que humildemente estamos conseguindo atingir o nosso objectivo, que é divulgar assuntos referentes ao mundo da informática, da computação e da tecnologia em geral !

Também queremos divulgar os softwares livres e o imenso contributo que eles tem dado para o desenvolvimento do mundo da informática e permitindo que cada um possa criar ou contribuir para o crescimento das tecnologias !


Também ajudar queremos pessoas que estejam interessadas em conhecer, usar e adoptar softwares-livres como o Linux, Gimp, OpenOffice.org, Php e muitos outros .!.Pretendemos divulgar, compartilhar e levar a tudo quanto lugar através da plataforma web 2.0 o conhecimento , as inovações no mundo da informática e desenvolvimento dos sistemas e tecnologias de informação .!.

Por vários anos, softwares proprietários como Microsoft Office (Word, Excel, Powerpoint), Adobe Photoshop, 3d studio max, windows xp, e demais dominaram o mercado de softwares, e eram ferramentas essenciais ou mesmo indispensáveis para quem vivia da computação e eram extremamente caros, você só exercia a sua profissão adquirindo essas ferramentas fazendo dívidas para comprá-las ou pagando um pouquinho por uma versão pirateada .!.


Esses tempos felizmente acabaram, tanto porque vieram surgir outros softwares-proprietários equivalentes a esses e também porque surgiram os benditos softwares-livres que muitas vezes é gratuito tem a equivalência dum software-proprietário e assim com alguma concorência hoje o preço desses softwares sofreu um queda brutal .Então actualmente há uma, digamos " guerra " entre os softwares-livres ,de que tem exemplo o linux, e os softwares-proprietários, grande exemplo tem windows xp .?.


==> Qual a diferença entre Software Livre e Software Proprietário .?. Repare que quando instala alguns programas, eles o obrigam a aceitar uma licensa de nome EULA (End-user-license-agreement, em nosso portugues licensa do usuário final), essa licensa o proibe de copiar o programa, reproduzi-lo, vende-lo, não pode modificar, instalar noutros computadores ou dispositivos inteligentes entre outros, então qualquer software que lhe obriga a aceitar essa licensa,é chamado de:


Software-Proprietário, porque apesar de adquiri-lo ele ainda é propriedade da empresa que o fabricou .

Software-Livre é o contrário de software proprietário, ou seja, pode copiar, reproduzir, modificar, vender, instalar quantas vezes quiser aonde quiser, e muitas vezes é totalmente gratuito, mas se não for gratuito é muito barato, e o melhor de tudo algums são melhores do que os softwares-proprietários .!.


Então, aqui no blog não fazemos a descriminação entre quem usa Windows e quem usa Linux (até porque estou usando Windows neste momento, hehhee) ,quem usa Explorer e quem usa Firefox, enfim aqui todos somos iguais porque todos estamos procurando por conhecimento e pelo melhor para s, nesse ponto de vista, acredito que todos nós nos enquadramos perfeitamente, comprovando assim a ambiguidade ddo Blog IG.


Eu, na qualidade de escritor e leitor assíduo, recomento o nosso blog a toda a gente, não só pelo facto de ser parte da equipe (com muita honra e prazer) que o gere mas também pelo amor e carinho (sim, eu não encontrei palavras melhores) misturado ao conhecimento e à razão que os escritores preservam entre sí e entre os leitores e também pelo espírito de partilha que o Guilerme Pedroso possui ao permitir que várias pessoas façam parte do seu blog, um obrigado muito grande a você camarada !

Para finalizar convido-lhe a participar na nossa Fan page (http://on.fb.me/ibvHM5) e do nosso twitter (http://bit.ly/fxm9Fz) e comprove o que estou falando.

Bom, pessoal é tudo e espero que tenham gostado do artigo, se bem que não considero isto bem um artigo. Críticas, Sugestões, Ideias enfim o que quiser é só comentar ! Adeus e Abraços => [dinismarun@hotmail.com]

2 comentários :

{ Diegle© } at: 08 janeiro, 2011 18:22 disse...

Mas, nem todo Software Livre se pode modificar, certo?
Ou todo Software Livre também é Open Source?

{ Guilherme Pedroso } at: 08 janeiro, 2011 21:07 disse...

Softwares Livre podem ser distribuídos, mas nem todos podem ser modificados. Open Source pode ser modificado e distribuído. A idéia de SL e Open Source está de certa forma ligada...