Tecnologia nas novas cédulas do Real.

14 dezembro 2010


Ontem estava lendo algumas notícias como sempre faço (isso é mentirae curiosamente observei uma matéria sobre as novas cédulas do real na página principal do MSN. Notei que não era apenas uma mudança visual, (pois é não me parece bonita) mas sim uma inovação tecnológica. Então vamos saber o que há de novo nessas cédulas.

Porque da tal mudança:  Sim, você deve estar se perguntando (ou não) porque dessa mudança. Ora, o dinheiro é um dos elementos mais tentados de se falsificar. A moeda Real chegou aos seus 20 anos e com isso é preciso investir em novos métodos de evitar as tentativas de falsificação.

As novas tecnologias empregadas:
Uma das grandes novidades da célula fica por conta da inclusão de uma faixa holográfica, composta por desenhos descontínuos que alteram suas formas e cores ao serem movimentados. Outros elementos facilmente verificáveis são a marca d’água, que apresenta o valor da nota, a imagem do animal correspondente e o número escondido que surge conforme o ângulo de visualização. Outra novidade é a inclusão de elementos em alto relevo, que dificultam a falsificação e favorecem o reconhecimento por parte de deficientes visuais. A inclusão de microimpressões que reproduzem o número 100 repetidas vezes em áreas variadas da nota e elementos que só aparecem sob luz ultravioleta são outros recursos utilizados para trazer ainda mais segurança às notas.  Ele brilha no escuro... Viva!!!


Cronograma:
Notas de 50 e 100 reais: Ainda em 2010, pois precisam de maior proteção.
Notas de 10 e 20 reais: Previsão para 2011.
Notas de 2 e 5 reais: Em 2012.
Nota de 1 real: Valor restrito a moedas. Coitada.

Imagens do site do Banco do Brasil.

Comentem ...

0 comentários :